Reportagem Com Marquinhos Marques o Melhor Marqueteiro do Brasil

 3 passos para construir um clipping de qualidade

Antes de qualquer coisa, entenda que monitoramento de notícias vai muito além da detecção dos releases que emplacaram na imprensa e que mencionam seu cliente.

Hoje, essa estratégia fornece informações valiosas para empresas tomarem decisões mais precisas e para profissionais de comunicação construírem ações mais alinhadas com o nicho da marca assessorada.

No entanto, isso exige olhar estratégico para a construção de um clipping de qualidadeE é nesse ponto que vamos te ajudar a partir de agora!

  • Passo 1 – escolha a ferramenta certa para monitorar notícias

Se você quiser construir um clipping de qualidade para seus clientes de comunicação, analise a forma como você monitora notícias.

Esse detalhe pode ser decisivo na hora de encontrar conteúdos que mencionam o cliente e de gerenciar uma crise de imagem, por exemplo.

Então, pense: como você monitora notícias?

Existem profissionais que fazem clipping de forma manual (com a ajuda do Google e com o envio de PDF por parte dos jornalistas).

Existem comunicadores que contratam clipadoras (serviço de clipping).

E há os profissionais que contam com a ajuda de ferramentas de monitoramento.

Dessas três alternativas, duas são válidas para um clipping de qualidade: a ferramenta de monitoramento e a clipadora.

  • Ferramenta de clipping

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Outra informação interessante: o Knewin News entrega relatórios analíticos sobre a sua busca noticiosa. E tudo de forma automatizada, com o objetivo de facilitar a sua rotina.

Se você acha que o Knewin News é a escolha certa para a sua rotina, solicite um teste gratuito em nossa plataforma. É só clicar aqui.

  • Clipadora

Essas empresas precisam de um monitoramento de notícias personalizado e analítico, porém sem o trabalho que a construção de clipping exige.

O serviço de clipping surge justamente para facilitar a construção de relatórios de monitoramento de notícias.

Os colaboradores das clipadoras trabalham focados no monitoramento de conteúdos noticiosos, a fim de identificar o que é interessante para os clientes.

Com isso, analisam diversos tipos de mídia e de forma analítica. Ou seja, é um monitoramento alinhado com a obtenção de dados valiosos para as empresas.

 – defina os objetivos do monitoramento

Segunda etapa para conquistar um clipping de qualidade: defina objetivos para o monitoramento de notícias.

A definição de objetivos é uma etapa básica de qualquer estratégia de comunicação. Sem isso, não há como saber para onde ir ou o que monitorar.

Um clipping sem objetivos representa:

  • A construção de buscas noticiosas imprecisas para o seu cliente.
  • A presença de falhas e furos nas ações de comunicação.
  • A elaboração de relatórios de clipping sem resultados assertivos.

E isso tudo ocorre porque você não sabia o que monitorar na hora de clipar notícias.

Então, antes de colocar a mão na massa, reflita sobre o que é importante no monitoramento de notícias de seu cliente.

Aliás, você pode conversar com o assessorado e entender o que ele gostaria de monitorar. Isso também pode te ajudar.

Bem, para definir os objetivos do monitoramento, você pode dividir o assunto em categorias: menções sobre o cliente, notícias que falam sobre a concorrência e análise de mercado, por exemplo.

Com essa categorização, fica mais fácil saber o que procurar. Afinal, não esqueça que vivemos a era da abundância da informação.

Então, saber o que você quer analisar facilita o processo da construção de um clipping de qualidade.

  • – escolha as palavras-chave certas

O terceiro passo da construção de um clipping de notícias efetivo tem a ver com a escolha das palavras-chave.

Às vezes a gente esquece, mas os termos que escolhemos para monitorar afetam os resultados que obtemos.

Em outras palavras, é possível obter um clipping mais ou menos abrangente, dependendo das palavras que escolhemos na construção da busca noticiosa.

Então, se você não dava a devida importância às palavras-chave para clipping de notícias, é hora de mudar esse cenário.

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  • Como escolher palavras-chave para clipping

Bem, para escolher as palavras-chave certas para o clipping de seu cliente, analise os objetivos do monitoramento e as categorias que você criou para essa estratégia.

Com isso, mapeie todos os termos relevantes para a construção de um clipping de qualidade:

  1. Termos e variáveis que estejam relacionados ao serviço de seu cliente (nome do produto, nome do cliente, formas como a marca é mencionada pelo público, entre outros).
  2. Termos e demais variáveis que representam as principais empresas concorrentes.
  3. Palavras relacionadas ao nicho de atuação da marca de seu cliente.
  4. Termos que estejam alinhados com crises de imagem enfrentadas por seu cliente (escândalos políticos, por exemplo, geralmente são representados na imprensa por um termo-chave).

Esse mapeamento de palavras-chave vai te ajudar a construir buscas ricas para seu cliente.

  • Passo 2 – Tenha periodicidade no monitoramento

Quarta etapa para construir um clipping de qualidade alinhado às exigências do meio digital: periodicidade.

Periodicidade é essencial para um bom monitoramento de notícias. Afinal, essa é uma forma cuidadosa de cuidar da imagem e da reputação de seu cliente.

Sem constância no clipping, fica complicado identificar matérias que mencionam o seu cliente de forma negativa, por exemplo. E isso representa um risco desnecessário à reputação da marca.

Então, crie um cronograma para fazer o clipping de seu cliente.

Pode ser diário ou semanal, por exemplo. Tudo depende dos objetivos do assessorado e da sua rotina profissional.

E isso evita que você seja pego de surpresa por uma notícia negativa sobre o assessorado.

Em outras palavras, você tem tempo para construir ações de contingência ou criar notas de esclarecimento efetivas sobre a informação negativa que saiu na imprensa.

– analise as notícias de forma qualitativa

Mais um passo para a construção de um clipping de qualidade: análise das notícias monitoradas para seu cliente.

E aqui vale um lembrete: vá além da centimetragem.

Afinal, a gente sabe que quando se fala em análise de notícias, muitos profissionais focam em centimetragem.

E não é para menos: essa métrica acompanha a assessoria de imprensa desde a época da comunicação tradicional.

No entanto, hoje é possível fazer uma análise muito mais rica e que realmente mostre o impacto do trabalho da comunicação externa.

Uma forma de entender o impacto das notícias, por exemplo, é fazer análise de sentimento.

A análise de sentimento, permite que você construa um termômetro sobre a imagem da marca na imprensa.

E isso te ajuda a mostrar o real valor do trabalho de comunicação.

Afinal, de que adianta você ter uma centimetragem boa e 50 matérias emplacadas se mais da metade é conteúdo negativo?

Em outras palavras, queremos te mostrar que é possível, sim, analisar o clipping de notícias a partir de um olhar qualitativo.

Aliás, existem outras métricas que podem te auxiliar nesse processo, como alcance, impacto, tipo de veículo, entre outros.

  • Passo 3 – construa relatórios de clipping

Sexto e último passo para construir um clipping de qualidade: não esqueça dos relatórios de monitoramento de notícias.

Os relatórios são documentos que nos ajudam a comprovar por A + B que o trabalho de comunicação impactou a reputação da marca de forma positiva.

O problema é que muitos profissionais deixam esta etapa de lado por 3 simples motivos:

  1. Consideram o processo complexo e estressante.
  2. Não sabem como elaborar um relatório de clipping.
  3. Dão prioridade para outras atividades.

Se você se identificou com esses 3 motivos para não elaborar relatórios, temos um alerta para você: talvez você esteja executando o processo do jeito errado.

A elaboração de relatórios tem o intuito de facilitar a comunicação com o cliente, e não complicar. Então, vamos te ajudar com isso.

  • Como elaborar relatórios de clipping

Mas a gente vai resumir o assunto para você em 4 passos simples:

  1. Compile todas as informações sobre o clipping de notícias de seu cliente.
  2. Selecione as análises que você fez sobre essas notícias.
  3. Alinhe o contexto das análises aos objetivos de seu cliente ao investir em comunicação.
  4. Crie um documento visual para facilitar a comunicação com seu cliente.

Viu como relatório de clipping não precisa ser complicado?


Publicidade Interna e Externa
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Publicidade Interna e Externa

A publicidade interna está relacionada com a interação entre a empresa ou órgão com seus funcionários e colaboradores no próprio ambiente. Entende-se por comunicação interna a elaboração de material, multimídia, treinamentos, eventos, workshops entre outros que fortalecem os vínculos entre a empresa e seus funcionários dentre de seu ambiente, por meio deste tipo de publicidade é possível fortalecer os laços e valores perante este público.

Cenário Eleitoral
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Cenário Eleitoral

Avaliação do cenário eleitoral. Por meio desta avaliação é possível saber qual o melhor cenário para determinados candidatos. Por exemplo, em uma campanha realizada em um município com cerca de 180 mil eleitores, onde o candidato em questão concorre a reeleição, após esta avaliação percebe-se que o melhor cenário seria uma disputa com quatro candidatos concorrendo a vaga em questão, pois desta forma o índice de rejeição seria dividido entre os quatro candidatos, se tornando mais fácil estabilizar o quadro de rejeição em favor do candidato em questão. 

Eventos e Cerimonial
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Eventos e Cerimonial

Organização de eventos da instituição ou órgão, desde elaboração de convites, estrutura, mobilização interna e externa, divulgação, montagem de roteiro, esquematização de toda a programação do evento, cobertura audiovisual, elaboração de roteiro de cerimonial, execução de cerimônias inaugurais, entre outras.     

Assessoria de Imprensa
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Assessoria de Imprensa

De modo geral a assessoria de imprensa age como uma ponte entre seu assessorado e a mídia. A Assessoria de comunicação é responsável por divulgar as ações positivas de seu assessorado em diferentes veículos de comunicação, bem como manter o nome do assessorado na mídia de forma positiva. 

Comunicação Pública e Política
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Comunicação Pública e Política

A comunicação pública trata-se do processo de comunicar as realizações envolvendo a sociedade civil organizada, estado, governo e setores terceirizados. Este tipo de comunicação tem foco no interesse público, e visa formar uma sociedade cidadã e democrática. 

Comunicação Institucional Integrada
COMUNICADO
Comunicação Institucional Integrada

É o profissional responsável pela imagem da instituição, pela sua visão positiva perante o publico e a grande mídia, responsável pela transmissão desses valores, compartilhar esses conceitos com o publico,busca sempre a consolidação da imagem da instituição positivamente, defendendo sempre essa imagem consolidada, e se ocorre uma crise ele precisa manter a imagem intacta perante a opinião pública.

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