Comunicação Institucional Integrada

É a responsável pela imagem da instituição. O profissional desta área tem uma visão positiva perante o público e a grande mídia, onde transmite valores, compartilha conceitos com o público, trabalha consolidação da imagem da instituição positivamente, e a defende seja qual for a situação, para que sua imagem se mantenha intacta diante da sociedade.

Comunicação Institucional Integrada não é somente a criação de um artigo, mas também a área da comunicação que conhece a instituição como um todo: suas políticas, seus objetivos, valores, missões, visão, filosofia, seus valores éticos. E não se limita apenas a divulgar as ações do órgão, é uma ferramenta importante para estruturar a comunicação interna e externa.

Também é o responsável pela implementação e gerenciamento de novas tecnologias. O profissional de comunicação institucional é um especialista na criação da comunicação interna e externa, interação com o público e mídias, fazer avaliação dos resultados dessa interação e desenvolver projetos com as diversas mídias existentes.

É comum a comunicação ser limitada somente a fazer notas para responder à mídia, o famoso “apagar o fogo”. Porém, na comunicação integrada existe o profissional que identifica os possíveis problemas de forma a prevenir a repercussão negativa que tal informação poderia causar.

É importante que as organizações se antecipem sempre, prevenindo-se contra as crises e administrando-as se acontecerem. Portanto, elas não poderão prescindir da comunicação integrada, as quais cabem pensar estrategicamente, a partir de dados de pesquisa, para entender como se relacionar com o público e com a mídia, antecipar situações de risco e mesmo fazendo com que saiam fortalecidas de crise pelas quais por ventura tenham de passar.

Portanto o novo profissional tem que fazer comunicação institucional integrada com os diversos órgãos da instituição, não pode ficar limitado a somente fazer uma notinha para imprensa, mas buscar soluções juntamente com os órgãos, e apresentar soluções para resolver o problema de imediato e se não as tiverem, falar o que será feito paliativamente enquanto não se resolve de forma definitiva. Deve-se fazer uma comunicação estratégica e mediadora, numa interpenetração que ajude as organizações a resolver seus problemas e situar de forma institucional positiva perante a sociedade, usar de estratégias de mediação na qual as diferenças são resolvidas, interesses são reconciliados, desacordos e conflitos são minimizados.

A Comunicação integrada é feita com a participação nas discussões e problemas do órgão, no conhecimento da real situação dos problemas, na integração com os diversos órgãos da organização, na interatividade com o público interno, externo e imprensa, usando as diversas novas plataformas oferecidas pelas redes sociais, fazer abertura de novos canais de diálogo com o público, criando novos canais de reclamação ou sugestões, usando e integrando as novas plataformas sociais, utilizando as técnicas de SEO, ranking do Google e redes sociais.

Principais funções

- Conhecimento em técnicas de SEO, adwords do Google, geolocalização  na hora de fazer suas campanhas, remarketing, Facebook, WhatsApp, Instagram e Youtube, é preciso dominar essas novas plataformas de comunicação;

- Planejar e programar comunicação interna e externa;

- Fazer avaliações dos resultados das estratégias obtidas pela comunicação;

- Criação de peças publicitárias para diversas plataformas, redes sociais, jornais, informativos internos, imprensa, tanto para o público interno ou externo;

- Organizar entrevistas coletivas;

- Comunicação preventiva para identificar os possíveis problemas que podem obter repercussão negativa, buscar soluções que antecipe soluções definitivas ou que venham a minimizar os possíveis impactos negativos;

- Gerenciar situações de crise;

- Planejar e organizar eventos, feiras, palestras, seminários, apresentações, congressos e wokshops.

 


Publicidade Interna e Externa
GERAL
Publicidade Interna e Externa

A publicidade interna está relacionada com a interação entre a empresa ou órgão com seus funcionários e colaboradores no próprio ambiente. Entende-se por comunicação interna a elaboração de material, multimídia, treinamentos, eventos, workshops entre outros que fortalecem os vínculos entre a empresa e seus funcionários dentre de seu ambiente, por meio deste tipo de publicidade é possível fortalecer os laços e valores perante este público.

Cenário Eleitoral
GERAL
Cenário Eleitoral

Avaliação do cenário eleitoral. Por meio desta avaliação é possível saber qual o melhor cenário para determinados candidatos. Por exemplo, em uma campanha realizada em um município com cerca de 180 mil eleitores, onde o candidato em questão concorre a reeleição, após esta avaliação percebe-se que o melhor cenário seria uma disputa com quatro candidatos concorrendo a vaga em questão, pois desta forma o índice de rejeição seria dividido entre os quatro candidatos, se tornando mais fácil estabilizar o quadro de rejeição em favor do candidato em questão. 

Eventos e Cerimonial
GERAL
Eventos e Cerimonial

Organização de eventos da instituição ou órgão, desde elaboração de convites, estrutura, mobilização interna e externa, divulgação, montagem de roteiro, esquematização de toda a programação do evento, cobertura audiovisual, elaboração de roteiro de cerimonial, execução de cerimônias inaugurais, entre outras.     

Assessoria de Imprensa
GERAL
Assessoria de Imprensa

De modo geral a assessoria de imprensa age como uma ponte entre seu assessorado e a mídia. A Assessoria de comunicação é responsável por divulgar as ações positivas de seu assessorado em diferentes veículos de comunicação, bem como manter o nome do assessorado na mídia de forma positiva. 

Comunicação Pública e Política
GERAL
Comunicação Pública e Política

A comunicação pública trata-se do processo de comunicar as realizações envolvendo a sociedade civil organizada, estado, governo e setores terceirizados. Este tipo de comunicação tem foco no interesse público, e visa formar uma sociedade cidadã e democrática. 

Comunicação Institucional Integrada
COMUNICADO
Comunicação Institucional Integrada

É o profissional responsável pela imagem da instituição, pela sua visão positiva perante o publico e a grande mídia, responsável pela transmissão desses valores, compartilhar esses conceitos com o publico,busca sempre a consolidação da imagem da instituição positivamente, defendendo sempre essa imagem consolidada, e se ocorre uma crise ele precisa manter a imagem intacta perante a opinião pública.

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